A alopecia androgenética é uma das causas mais comuns de queda de cabelo, caracterizada pelo afinamento progressivo do cabelo terminal do couro cabeludo em uma distribuição padrão característica em pacientes predispostos.
Clinicamente, os homens apresentam queda de cabelo no vértice do couro cabeludo e recessão da linha do cabelo anterior, enquanto as mulheres apresentam queda de cabelo difusa, principalmente no couro cabeludo médio com preservação da linha do cabelo frontal. Vários genes, andrógenos, deficiência nutricional e fatores ambientais se relacionam na patogênese da alopecia androgenética.
O mercado de haircare no Brasil se encontra em grande expansão: o país alcançou o top 3 mundial em 2023, com vendas de R$ 28,2 bilhões em produtos estéticos e terapêuticos.
Este é um cenário promissor às farmácias de manipulação, que podem se destacar no segmento com a oferta de produtos personalizados, inovadores e com alto valor agregado.
Por isso, a Consulfarma, em parceria com a EMFAL, está lançando no mercado magistral formulações de alta eficácia com o novo ativo anti-queda capilar: Trichogen™ Veg UL 9922, composto por ingredientes de origem botânica, biotecnológica e sintética.
Esta é a formulação ideal para combater a alopecia androgênica, uma condição que afeta milhões de pessoas no Brasil.
Trichogen™ VEG UL 9922
Trichogen VEG UL 9922 é um complexo tricogênico único com atividade anti-queda. É composto por uma seleção de componentes sinérgicos de origem botânica, biotecnológica e sintética, capaz de atuar na sulfotransferase, enzima responsável por converter o minoxidil base para sua forma ativa.
Componentes e Mecanismos de Ação
Testes Clínicos
Foram selecionados 40 pacientes do sexo masculino, com alopecia androgenética (I a III). Em seguida, foi realizado um cálculo para saber a pontuação média do estado da fase anágena, telógena e catágena. Pacientes com uma proporção de <4 (abaixo do normal) receberam a cada dois dias uma solução capilar contendo 10% de Trichogen™ VEG.
Avaliação dos Dermatologistas
Após 16 semanas de tratamento, houve uma importante redução na queda do cabelo, e melhoria das qualidades estéticas e sensoriais dos fios, juntamente com a melhora da condição do couro cabeludo e um efeito de regeneração entre 36% dos voluntários.
Avaliação dos Voluntários
Foi observado uma melhora significativa das qualidades estéticas do cabelo e do couro cabeludo, diminuição da queda capilar e um crescimento mais rápido do cabelo.
Compatibilidades e Associações
²SHARMA, A.; GOREN, A.; DHURAT, R.; AGRAWAL, S. et al. Tretinoin enhances minoxidil response in androgenetic alopecia patients by upregulating follicular sulfotransferase enzymes. Dermatol Ther, p. e12915, Apr 11 2019.